MMA
Diversos especialistas e fãs de artes marciais veem o MMA e VALE-TUDO como iguais, cujo atleta não precisa dominar apenas uma arte marcial. Hoje o que diferencia as duas modalidades são algumas regras tais como: rounds, golpes entre outras poucas.
Franquias Predominantes:
UFC (Ultimate Fighting Championship):É evento de MMA mais assitido do mundo e o mais cobiçado pelos lutadores.0 ufc detem 90% da popularidade do MMA mundial, foi criado pelo brasileiro Rorion Grace. Atualmente, o presidente da franquia é Dana White que adquiriu o evento em 2001.
STRIKE FORCE: é o maior concorrente do ufc na atualidade, entretanto, em março de 2011 foi anunciada através do presidente Dana White a venda da Strike Force para o ufc. White ainda disse que não acabaria com a franquia agora, mas as categorias PESADO e MEIO-PESADO já foram fundidas com o ufc.
JUNGLE FIGHTING: Evento brasileiro sendo o maior da américa latina. É uma boa vitrine para o ufc.
WEC e PRIDE: também eram franquias de MMA e também foram compradas pelo ufc.
Grandes lutadores Pride:
Esses dentre outros são grandes nomes do extinto PRIDE. Todos esses lutadores citados hoje fazem parte UFC exceto o russo F.Emilianenko.
Grandes Lutadores do WEC:
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Regras básicas de UFC (MMA):
Ocorrem na noite 10 lutas de diversas categorias, divididas em 2 cards. 5 lutas nos card preliminar e 5 lutas card principal. No evento há sempre uma luta principal, que por ventura sempre será a ultima luta, sendo ela disputa de cinturão ou não.
Para os 9 primeiros confrontos está previsto 3 rounds (assaltos) de 5 minutos com 1 minuto de intervalo. Já a luta principal (luta da noite) são de 5 rounds de 5 minutos com 1 minuto de intervalo.
Faltas ou Condutas Ilegais do UFC:
- Cabeçada
- Dedo no olho
- Morder
- Puxar cabelo
- Ataque à boca do adversário com a mão
- Ataques à virilha
- Enfiar o dedo em qualquer orifício (corte ou laceração) do adversário.
- Manipular as pequenas articulações (dedos e etc) do adversário
- Ataques à coluna ou parte de trás da cabeça
- Golpear (em arco) usando a ponta do cotovelo
- Qualquer tipo de ataque à garganta
- Beliscar e arranhar
- Agarrar a clavícula
- Chutar a cabeça do adversário que está no chão
- Atingir com o joelho a cabeça do adversário quando ele estiver no chão
- Pisar no adversário quando ele estiver no chão
- Atacar o rim do adversário com o calcanhar
- Arremessar o oponente de cabeça no chão
- Atirar um adversário para fora do ringue ou área restrita
- Segurar o calção ou luvas do adversário
- Cuspir no adversário
- Ter uma conduta antidesportiva que cause algum dano ao adversário
- Segurar nas grades do octógono
- Utilizar linguagem imprópria ou abusiva no ringue ou área restrita
- Atacar o adversário durante os intervalos
- Atacar o adversário que está sob os cuidados do juiz
- Atacar o adversário após o gongo ter anunciado o final do round
- Ser flagrado desrespeitando as instruções do árbitro
- Evitar contacto com o adversário, deixar cair intencional ou insistentemente o protetor bucal ou fingir uma lesão
- Interferência da equipe dentro do ringue
- Jogar a toalha durante a competição
- Usar alguma substância escorregadia no corpo
Resultado das Lutas:
Decisão médica - Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.
Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação
Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.
Decisão do júri- Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc. (wikipédia)